Como escolher um CRM ideal para a sua empresa? Saiba mais!

O Customer Relationship Management (CRM) foi originalmente projetado para ajudar as empresas a construir e manter relacionamentos com clientes novos e antigos.

Desde então, ele evoluiu de um sistema simples de gerenciamento de contatos para uma ferramenta robusta que ajuda os usuários a gerenciar vendas, marketing, transações no ponto de venda, contabilidade, fornecedores e outros tipos de dados operacionais, tudo em uma solução facilmente acessível.

Neste artigo nós vamos dar dicas inteligentes de como escolher um CRM para a sua empresa. Acompanhe!

Quais as vantagens de usar um CRM?

Um CRM fornece à empresa um meio de gerenciar com eficiência o relacionamento com clientes já existentes e também ajuda na identificação de novos leads e prospects.

Desde armazenar todas as interações já feitas com um cliente, até ajudar na automação de vendas, é uma ferramenta fundamental nos dias de hoje. Abaixo, confira alguns dos benefícios desse tipo de software.

Segmentação de clientes

Você já quis criar uma lista de contatos para se comunicar com os clientes com base em critérios específicos? Se você e sua equipe de vendas estão trabalhando em uma planilha do Excel, essa tarefa aparentemente simples pode ser bastante difícil. Por outro lado, muitos CRMs permitem classificar os contatos com base nos dados coletados.

Maior satisfação do cliente

Com um CRM, você pode coletar dados de várias fontes, incluindo mídias sociais, e mantê-los organizados em um único local, a fim de usá-los quando necessário. Ao fornecer um serviço atencioso, respondendo às solicitações em tempo hábil e atendendo às necessidades do cliente em todos os momentos, uma empresa pode melhorar os níveis de satisfação.

Relatórios aprimorados

Um CRM atua como um repositório de dados central, eliminando a possibilidade de um erro de cálculo que leva a uma má decisão comercial.

Os CRMs modernos também ajudam na criação de relatórios estéticos e perspicazes que ajudam a visualizar o desempenho do negócio. Um painel central personalizável é o lar de todas as estatísticas e informações importantes que os gerentes gostariam de ter em vista o tempo todo.

Como escolher um CRM para a sua empresa?

É importante entender que o CRM não é simplesmente um sistema de gerenciamento de contatos. É usado para sistematizar e automatizar vários processos relacionados, por exemplo, com vendas e marketing.

Então como escolher um software de CRM e não se arrepender da escolha mais tarde? Considere os pontos-chave a seguir.

Avalie as funcionalidades do CRM

O melhor CRM terá recursos suficientes para lidar com os processos atuais e também com aqueles que surgirão quando a empresa crescer. O rastreamento de interação e o gerenciamento de projetos, por exemplo, são funções importantes para empresas de todos os tipos e tamanhos.

Além disso, um CRM de qualidade para comércio eletrônico deve ter recursos como automação de marketing e vendas, gerenciamento de cotações, marketing por e-mail, gerenciamento de suporte técnico, rastreamento de referência e análise de vendas robusta.

Veja uma demonstração do produto

Um bom CRM deve permitir experimentá-lo e avaliá-lo antes da decisão final. Portanto, na hora de escolher, elimine as opções que você não pode testar. Ao mesmo tempo, se um software atender às demandas que apresentamos, aproveite a demonstração, visto que a experiência do usuário pode dizer mais do que longas descrições.

Faça um orçamento detalhado

Os custos do CRM precisam ser avaliados claramente antes de sua implementação. Na hora da escolha, os gestores são bombardeados com informações referentes a fornecedores, configurações e lançamentos de vendas. Por isso, é fundamental adicionar ao seu orçamento custos com:

  • análise de necessidades e seleção de fornecedores;
  • treinamento;
  • migração;
  • personalização e configuração do painel;
  • armazenamento;
  • integração.

Por fim, vale ressaltar que não existe um CRM ideal, mas seguir as etapas acima é um bom começo. Uma estratégia inteligente é buscar uma ferramenta que tenha histórico de atender empresas do mesmo segmento que a sua. Dedique tempo também ao processo de pesquisa e busque um software robusto, flexível e que seja capaz de personalizar processos específicos do seu negócio. Saber como escolher um CRM, sem dúvida, será fundamental para o crescimento da sua empresa.

Ainda tem dúvidas ou gostaria de falar sobre sua experiência com esse tipo de software? Deixe um comentário logo abaixo!

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