Está à procura de um CRM? Saiba como funciona a Salesforce!

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um conjunto de estratégias de negócio, práticas e tecnologias centradas no relacionamento com o cliente. São especialmente úteis para empresas que geram muitos leads, têm um ciclo de vendas longo e/ou complexo e muitos clientes. 

Ele vai além de um software ou plataforma, porque envolve todo o processo utilizado por empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, obter dados para personalizar campanhas, otimizar a rentabilidade das vendas e aumentar conversões. Portanto, é fundamental que esse processo seja amparado pelo uso de uma plataforma de qualidade, como a Salesforce.

Quer saber como funciona a Salesforce e seus benefícios? Acompanhe o que preparamos a seguir! 

Quais são benefícios de uma plataforma de CRM?

Embora o CRM não se resuma ao software, contar com uma plataforma especializada é essencial para gerenciar o relacionamento com os clientes. Ela reúne recursos para automatizar o processo, armazenando e organizando as informações de cada cliente, de modo que todos os membros da sua equipe saibam em qual estágio do ciclo de vendas a lead está. 

Segundo uma pesquisa da Salesforce em parceria com Confirmit Inc, o uso de um CRM traz 45% de aumento na satisfação do cliente e um crescimento de 37% nas receitas de vendas. Tudo isso porque o CRM reúne dados suficientes para alimentar interações personalizadas com os clientes, o que aprimora as ações de marketing e a eficácia das vendas.

Como funciona a Salesforce?

A Salesforce reúne e integra dados valiosos sobre clientes atuais e potenciais, tais como nome, endereço e telefone, bem como as atividades que eles realizaram e quais foram os pontos de contato com a empresa (visitas a sites, e-mails, ligações telefônicas, entre outros). 

Além dessa base de dados potente, ela apresenta um painel adaptável para que os vendedores possam acompanhar os ciclos de vendas de seus clientes e gerar relatórios para aprimorar as próprias estratégias.

Quais são os diferenciais da Salesforce?

A plataforma da Salesforce inclui recursos como colaboração, previsão de vendas, gerenciamento de contatos e relatórios. Entenda, a seguir, quais são os principais diferenciais dela. 

Informações mais organizadas

O CRM da Salesforce permite que você identifique, documente e registre tudo o que os clientes fazem em sua empresa e todas as interações que eles têm com ela. Nele, o acesso ao arquivo é facilitado por causa da nuvem, permitindo que, independentemente de quem realize o atendimento, os dados estejam disponíveis de forma instantânea.

Automação de tarefas

O preenchimento de formulários, relatórios e procedimentos legais tornam-se tarefas mais ágeis no sistema da Salesforce, pois ele automatiza diversas tarefas que, indiretamente, estão no cotidiano das vendas. Dessa forma, seus vendedores podem se concentrar no fechamento de leads, na resolução de problemas e em outros procedimentos que melhoram a satisfação dos clientes.

Graças aos plugins e aos recursos que a plataforma já reúne, é também possível gerar relatórios de forma automática. Com um painel adaptável, seus vendedores também podem localizar informações como metas de vendas, estágio do cliente no ciclo de vendas, entre outras. 

Eficiência para as equipes

Com a plataforma Salesforce, as equipes de marketing, atendimento ao cliente e vendas podem compartilhar informações importantes, o que colabora com a eficácia dos processos. Além disso, a Salesforce permite que os departamentos marquem as equipes. Assim, elas têm acesso às informações certas para a tomada de decisões.

Como adquirir a Salesforce?

A Salesforce é ofertada em forma de assinatura. Assim, as empresas arcam com um valor mensal previsível calculado de acordo com os seguintes critérios:

  • tipo de usuário/plano: Essentials, Professional, Enterprise e Unlimited;
  • número de usuários.

Ele pode custar de US$ 25 e US$ 300 mensais para cada usuário. Os planos são bastante adaptáveis à realidade e às necessidades das empresas. É possível, por exemplo, que uma companhia adquira duas licenças “Professional” para vendedores e uma licença “Unlimited” para gestores. Por isso, a comercialização da Salesforce necessita de algumas reuniões de levantamento para que você adquira exatamente o que precisa.

Agora que você sabe como funciona a Salesforce, tem interesse em adquiri-la para aprimorar as táticas de CRM da sua empresa? Marque uma reunião com o experiente time da DataGO para entendermos exatamente quais as necessidades da sua empresa e como a plataforma pode ajudá-la! 

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