O Tableau é uma boa opção para a gestão de dados?

A quantidade de dados produzidos — por pessoas e objetos — cresce a cada dia. No meio desse mar de informações, podem estar inúmeros insights, capazes de alavancar negócios de todos os portes e segmentos. 

A cultura data-driven, que nada mais é do que empresas que têm suas gestões e operações com base em dados, já se tornou um diferencial competitivo que permite responder com agilidade às demandas de mercado.

Para serem capazes de estruturar todos esses dados e retirar insights deles, os gestores deverão contar com ferramentas potentes, que consigam processar essa gama de informações e encontrar os padrões necessários para entregar indicadores e métricas que gerem valor para os negócios. 

Uma das principais ferramentas do mercado é o Tableau Software, e é sobre ele que falaremos neste post. Quer saber o que ele é, seus benefícios para as empresas e vantagens em relação ao maior concorrente, o Power BI? Continue lendo.

O que é o Tableau?

O Tableau é uma plataforma completa de análise avançada de dados, que amplia consideravelmente a capacidade analítica de uma empresa para a obtenção de insights, que darão base para a tomada de decisão dos gestores em relação a demandas internas e externas.

Embora tenha sido projetada para fazer análises individuais de cada usuário, a ferramenta pode ser escalonada para uso em toda a empresa, sendo a única plataforma de Business Intelligence que transforma os dados em informações efetivas para a gestão. Veja, abaixo, quais são os principais produtos do Tableau.

Tableau Prep

O Tableau Prep permite ao profissional fazer a preparação de dados para uma análise posterior, permitindo que um número maior de pessoas consiga combinar, estruturar e organizar os seus dados com agilidade e segurança.

Tableau Desktop

É no Tableau Desktop que as análises acontecem, considerando o padrão e excelência em análise virtual. Com uma interface intuitiva e simples de usar, essa ferramenta revolucionou o setor de BI.

Tableau Online

A computação em nuvem é um dos pilares da transformação digital, e suas soluções aparecem como uma das bases para a estruturação de dados. O Tableau Online é uma ferramenta que permite a análise de autoatendimento em nuvem. Com essa solução, a empresa fica livre de gastos com gerenciamento de servidores e paga somente pelos recursos que utilizar.

É uma excelente opção para empresas de médio e pequeno porte, que não têm orçamento disponível para manter e gerir um servidor dedicado. Aqui, a empresa paga apenas pelos recursos que utilizar.

Tableau Server

Diferentemente da versão anterior, o Tableau Server tem como foco as análises em nível empresarial. Com essa ferramenta, ficará mais fácil fazer a integração de dados, pois, de forma simplificada, a equipe poderá compartilhar as informações, seja na nuvem pública ou em um servidor local. Essa integração de dados permitirá análises conjuntas de setores e históricos, comparações etc.

Quais são os benefícios do Tableau?

Como vimos, o Tableau nada mais é do que uma ferramenta de visualização de dados que permite o cálculo e combinação de dados e painéis complexos. Assim, o gestor pode retirar insights com o auxílio de ferramentas visuais, de uma forma muito mais intuitiva do que seria em uma planilha. Veja, a seguir, alguns dos benefícios que essa ferramenta pode trazer para a sua empresa. Acompanhe!

Personalização de interface

A ferramenta é facilmente personalizável, permitindo ao usuário criar um visual interativo rapidamente utilizando apenas as funcionalidades de arrastar e soltar. A interface torna possível a manipulação de infinitas variações e a limitação de gráficos que não entregam valor para a análise atual.

Usabilidade simplificada

O Tableau oferece múltiplas opções de visualização, que otimizam a experiência do usuário. Além disso, a plataforma não é restrita a usuários com conhecimentos técnicos e de codificação, sendo muito mais fácil de aprender a usá-la do que os softwares concorrentes. 

Permite a manipulação de grandes quantidades de dados

O Tableau permite a manipulação de uma gama de dados de forma simplificada, sendo que o usuário poderá criar diferentes tipos de visualização de gráficos sem prejudicar o desempenho dos painéis. Além disso, com uma opção específica e em tempo real, o operador poderá fazer conexões a diferentes bancos de dados — o SQL, por exemplo.

Suporte móvel e painel responsivo

O dashboard do Tableau oferece um ótimo recurso de relatórios, que permite a personalização do painel para a utilização em diversos dispositivos, como smartphones e tablets. 

A plataforma consegue identificar automaticamente a partir de qual dispositivo o usuário a está acessando e se ajusta para garantir que o relatório seja visualizado da forma correta.

Quais são as principais diferenças entre Tableau e Power BI?

Um dos principais concorrentes do Tableau é o Power BI, sendo que muita gente acredita que os dois software são equivalentes. A verdade, porém, é que, apesar de trazerem algumas funções parecidas, eles têm diferenças marcantes na forma como o usuário explora a análise de dados.

Diferentemente do Power BI, ao utilizar o Tableau, o usuário pode muito mais do que criar um painel e análises, conseguindo entender melhor os seus dados. Além disso, com o Tableau, você poderá enxergar os desvios — informações que fogem de um padrão — de forma detalhada, além de fazer análises iterativas de seus insights pontuais sem parar a análise como um todo.

Ainda, o Tableau é uma plataforma amplamente integrada e escalável, que se adaptará perfeitamente à sua demanda e estratégia atuais. Ele oferece o máximo de flexibilidade, opções de implementação e conexões sem taxas extras.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é o Tableau e os benefícios que essa plataforma traz para as empresas. 

Para explorar essa ferramenta e aproveitar o seu potencial ao máximo, é importante contar com uma empresa parceira que tenha experiência no uso da plataforma e possa prepará-la para atender especificamente à sua demanda, como a DataGo, que está pronta para entregar a melhor solução.

Gostou do post? Quer utilizar o Tableau em sua empresa, mas não sabe como começar? Entre em contato conosco e descubra já!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.