Confira os 4 principais benefícios das decisões baseadas em dados

A tomada de decisões exige muita responsabilidade de gestores e empreendedores. Por isso, para definir, implementar e aperfeiçoar processos, as empresas se baseiam cada vez mais em dados.

Quer entender como as decisões baseadas em dados podem beneficiar sua empresa e o que fazer para implementar esses processos a fim de impulsionar seu negócio? Acompanhe o que preparamos!

O que é um dado?

Um dado é uma informação, um documento ou um testemunho que nos permite chegar ao conhecimento de algo. Ou seja, o dado não tem sentido por si só. Ele apenas tem propósito se for usado na tomada de decisões ou em cálculos, levando em consideração seu respectivo contexto.

Assim, a gestão baseada em dados utiliza informações relevantes como ponto de partida para as decisões estratégicas do negócio, facilitando a mudança, incentivando a flexibilidade e garantindo que os processos não fiquem desatualizados.

Para colher todos esses benefícios, contudo, as empresas precisam contar com um sistema integrado que permita a coleta, o monitoramento e a análise dos dados, além de uma equipe capacitada para acessar essas informações.

A gestão de dados deve ser um trabalho constante dentro da empresa, trazendo informações confiáveis e atualizadas, apresentando detalhes suficientes para embasar a estratégia da companhia.

Como a análise de dados pode beneficiar a sua empresa?

As decisões baseadas em dados permitem que gestores façam suas escolhas com base em informações relevantes e confiáveis, tornando os processos mais eficientes. Veja, a seguir, alguns benefícios do Big Data na tomada de decisão.

1. Visão clara sobre o desempenho da empresa

Sistemas de gerenciamento de dados permitem que gestores e colaboradores acessem o banco de dados com rapidez e precisão. Assim, eles podem automatizar a obtenção de dados de desempenho para avaliar o fluxo de processos, bem como identificar gargalos e acertos.

Com essas informações, a empresa pode entender o nível de execução de seus procedimentos e definir métodos para otimizá-los. A produtividade do negócio agradece.

2. Análise rápida de relatórios

Os relatórios são essenciais para a avaliar a empresa. Com todos os dados em um único sistema, o gestor consegue ter uma visão global das atividades realizadas no período. Nos sistemas de Business Intelligence, as informações são encontradas com rapidez, sem a necessidade de gastar tempo ou dinheiro com arquivos, impressões e planilhas desorganizadas.

3. Redução de custos

A tomada de decisões estratégicas é significativa para as finanças da companhia, pois permite melhores investimentos e reduz os gastos com desperdícios e refações.

A análise de dados também pode ser aplicada às contas da companhia. Do fluxo de caixa à gestão das vendas, todas as movimentações e padrões podem ser armazenados, catalogados e analisados com facilidade e precisão.

4. Exploração de novas oportunidades de negócios

Sob demanda, é possível programar a disponibilidade de informações, fazendo com que as empresas entendam o que está acontecendo em seus processos internos em tempo hábil.

Assim, a empresa pode identificar oportunidades de mercado com uma grande rapidez, o que, por consequência, também a aproxima das reais demandas do cliente. Assim, a vantagem competitiva da empresa aumenta significativamente pelo fato de você obter informações importantes antes de seus concorrentes.

Como implementar uma gestão baseada em dados?

Para tomar decisões baseadas em dados, é preciso contar com uma equipe experiente, que saiba cruzar, rastrear e organizar dados, determinando os KPIs corretos para avaliá-los. A DataGO, por exemplo, entrega aos clientes toda a gestão da cadeia do processo comercial, unindo todas as áreas da empresa, tudo isso de forma rápida, segura e flexível.

Na área de Business Intelligence, além dos dados internos dos clientes, a DataGO tem bases de dados de mercado que geram insights e colaboram para a performance de vendas e o melhor posicionamento estratégico.

Se você quer aprimorar o processo de decisão e usar informações de maneira estratégica para ter muito mais resultados, conte com a DataGO. Entre em contato e sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas com os nossos especialistas!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.